O famoso cubo do COSO está bem atualizado com o que deve ser a maior preocupação das empresas em termos de Controles Internos: sustentabilidade dos negócios. Sim, tornar a empresa sustentável através de práticas contábeis, legais e de governança corporativa, garantem um ambiente duradouro e uma melhor mitigação de riscos, sejam eles inerentes ou residuais.
A atualização do cubo não só traz mais segurança ao ambiente de controle da empresa, como tornar imprescindível a presença da gestão de riscos, ponto este ainda relegado por muitas empresas.

Quer saber mais sobre a atualização do COSO? Veja neste link: http://www.coso.org/documents/COSO%202013%20ICFR%20Executive_Summary.pdf e também neste link: www.coso.org
Não confundir esta versão com àquela lançada em 2004 pelo próprio COSO, o ERM 2004, totalmente voltado para a gestão de riscos das empresas. Este trabalho inclusive se dá muito bem em sinergia com a ISO 31000, onde ambas tratam sobre a melhor gestão de riscos e como mitigar o ambiente empresarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário